O número de assinantes do Apple Music continua a crescer e agora já ultrapassa a marca dos 10 milhões de usuários, de acordo com um relatório recente do Financial Times. Desde o lançamento em mais de 100 países no final de junho, o serviço musical teve um início complicado, estreando com uma quantidade de bugs frustrantes e uma interface de usuário incoerente e confusa.
Mas nos últimos meses, a Apple silenciosamente resolveu alguns destes problemas e a popularidade do serviço parece aumentar cada vez mais. O último relatório oficial sobre o número de assinantes veio de Tim Cook, que disse que em outubro passado a plataforma de streaming ostentava mais 6,5 milhões membros pagantes. Então, segundo o novo relato, em cerca de três meses o número total de assinantes de música da Apple aumentou quase 50%. E o preço de US$ 9,99 para uma assinatura individual já estaria gerando US$ 100 milhões em receitas por mês.
Em comparação, o Spotify levou pouco menos de 6 anos para alcançar o número de 10 milhões de assinantes. Claro, devemos considerar que é muito mais fácil para a Apple bater esse marco, tanto porque o streaming de música é muito mais procurado hoje em dia, quanto por causa da própria marca de Cupertino, e as vantagens de se lançar o serviço junto com o iOS 9. Atualmente, o Spotify conta com mais de 20 milhões de assinantes.
O rápido crescimento do Apple Music parece ter sido bem recebido pela indústria musical, demonstrando ser uma forma de distribuição que oferece esperança para o setor depois de mais de uma década na crise. Afinal, o streaming tem sido um aliado contra a pirataria. Mark Mulligan, analista do setor de música no Midia Research, disse que “é uma boa notícia que a Apple está fazendo trabalho de streaming mas que também vai acelerar o declínio de downloads”. E acrescentou que a plataforma tem “o potencial para ser o principal serviço de subscrição de música algum dia em 2017”.