Nós sabemos o quanto a Apple tem um política complicada em relação à preços no Brasil. A empresa agora cometeu outro absurdo nesse sentido, cerca de uma semana depois que o iPad Pro começou a ser oficialmente vendido no país, o seu principal acessório já teve o seu preço reajustado. Aparentemente os R$749 reais que estavam sendo cobrados pelo Apple Pencil eram baratos demais, ele agora será vendido por R$849.
Mais uma vez a Apple mostra que não tem interesse em transformar a sua posição no mercado brasileiro, como um produto absolutamente luxuoso e pouco acessível. O Apple Pencil é vendido lá fora por 99 dólares, aqui o teremos de pagar oito vezes o preço original para ter acesso ao produto, uma prática cada vez mais comum e nefasta da Apple no Brasil.
Como nós já deixamos claro, os preços de eletrônicos no Brasil não são nem de perto apenas responsabilidade dos impostos locais, as empresas aqui investem no ideário de “produto de luxo” e trabalham com margens de lucro muito mais altas do que em outros países.
Recentemente fizemos uma matéria para esclarecer o quanto custava para a Apple produzir o seu celular mais recente, se baseando em uma matéria do site iClarified. Com o recente aumento dos preços de todos os produtos da Apple no Brasil, vale rever um pouco o quão problemáticas são as políticas de preço da empresa.
Sabemos que o preço de custo de um iPhone 6s Plus é de 231,50 dólares, além de mais cinco dólares para pagar o salário dos funcionários terceirizados, energia e outros custos operacionais locais, que elevam o preço do produto para 236 dólares. Nas lojas dos Estados Unidos ele é vendido por 749 dólares e se considerarmos o preço de distribuição, marketing, desenvolvimento e o lucro da loja em si, o valor é consideravelmente alto, especialmente porque o iPhone é vendido na casa das dezenas de milhões de unidades.
Se analisarmos o caso da Samsung, por exemplo, seus celulares são mais caros de serem produzidos e custam mais barato do que os iPhones mais recentes, mostrando que a empresa coreana pratica uma margem de lucro substancialmente menor. Claro que também devemos levar em conta a questão do sistema operacional. A Samsung tem que gastar bem menos com isso já que este desenvolvimento fica nas mãos da Google, mas certamente o preço final do iOS por unidade não é terrivelmente alto .
Um dos fatores recentes que entrega as práticas de margem de lucro da empresa pode ser percebido quando olhamos para o custo de produção de uma memória Flash hoje em dia. A empresa chega a cobrar mais de 100 dólares de diferença entre modelos de iPhone com 16 gigas ou 64 gigas quando o custo destes componentes possuem apenas a pequena diferença de 17 dólares.
Os valores do iPad Pro em si, bem como o preço do Smart Keyboard, não foram alterados.